
A temporada 2025 da Fórmula 1 está a todo vapor. Com quase dois terços das corridas já concluídos, a briga pelo título de pilotos está acirrada, centrada nos companheiros de equipe da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, que disputam ponto a ponto a liderança.
Enquanto isso, o atual campeão mundial, Max Verstappen, da Red Bull, ocupa a terceira posição na classificação. Apesar da diferença, o holandês ainda tem chances matemáticas e busca uma arrancada final para entrar na luta pelo campeonato.
Com o Grande Prêmio do México sendo a próxima etapa do calendário, a expectativa é alta para ver quem subirá ao pódio no Autódromo Hermanos Rodríguez.
A Reta Final da Temporada
A disputa interna na McLaren tem sido o destaque do ano, mas Verstappen, com vitórias recentes em Monza, Baku e Austin, mostra que a Red Bull não pode ser descartada. A temporada entra agora em sua fase decisiva, com as atenDCOões voltadas para as últimas cinco corridas.
Grid da F1 2025: As Equipes e Pilotos
Dez equipes compõem o grid da temporada 2025, sendo as mesmas escuderias que competiram em 2024. O grid apresenta algumas mudanças significativas, como a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari e a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto na Sauber.
-
Red Bull: Max Verstappen (Holanda), Yuki Tsunoda (Japão)
-
McLaren: Lando Norris (Inglaterra), Oscar Piastri (Austrália)
-
Ferrari: Charles Leclerc (Mônaco), Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
-
Mercedes: George Russell (Grã-Bretanha), Andrea Kimi Antonelli (Itália)
-
Aston Martin: Fernando Alonso (Espanha), Lance Stroll (Canadá)
-
Alpine: Pierre Gasly (França), Franco Colapinto (Argentina)
-
Williams: Alex Albon (Tailândia), Carlos Sainz (Espanha)
-
Racing Bulls: Liam Lawson (Nova Zelândia), Isack Hadjar (França)
-
Sauber: Nico Hülkenberg (Alemanha), Gabriel Bortoleto (Brasil)
-
Haas: Oliver Bearman (Grã-Bretanha), Esteban Ocon (França)
Calendário de 24 Corridas e Eventos Sprint
O calendário da Fórmula 1 de 2025 repete as 24 etapas do ano anterior, utilizando as mesmas pistas. A temporada, que começou em março na Austrália, já teve 19 corridas disputadas.
Resultados até o momento:
-
Austrália (Melbourne): Lando Norris (McLaren)
-
China (Xangai): Oscar Piastri (McLaren)
-
Japão (Suzuka): Max Verstappen (Red Bull)
-
Bahrein (Sakhir): Oscar Piastri (McLaren)
-
Arábia Saudita (Jeddah): Oscar Piastri (McLaren)
-
EUA (Miami): Oscar Piastri (McLaren)
-
Itália (Imola): Max Verstappen (Red Bull)
-
Mônaco (Mônaco): Lando Norris (McLaren)
-
Espanha (Barcelona): Oscar Piastri (McLaren)
-
Canadá (Montreal): George Russell (Mercedes)
-
Áustria (Spielberg): Lando Norris (McLaren)
-
Grã-Bretanha (Silverstone): Lando Norris (McLaren)
-
Bélgica (Spa): Oscar Piastri (McLaren)
-
Hungria (Budapeste): Lando Norris (McLaren)
-
Holanda (Zandvoort): Oscar Piastri (McLaren)
-
Itália (Monza): Max Verstappen (Red Bull)
-
Azerbaijão (Baku): Max Verstappen (Red Bull)
-
Singapura (Singapura): George Russell (Mercedes)
-
EUA (Austin): Max Verstappen (Red Bull)
Corridas restantes:
-
México (Cidade do México): 24-26 de outubro
-
Brasil (São Paulo): 7-9 de novembro
-
EUA (Las Vegas): 20-22 de novembro
-
Catar (Lusail): 28-30 de novembro
-
Abu Dhabi (Yas Marina): 5-7 de dezembro
Assim como em 2024, o calendário de 2025 inclui seis corridas Sprint. Elas ocorrem em Xangai (China), Miami (EUA), Spa (Bélgica), Austin (EUA), São Paulo (Brasil) e Lusail (Catar).
Onde Assistir no Brasil
No Brasil, os direitos de transmissão da Fórmula 1 em 2025 pertencem ao Grupo Bandeirantes. Os fãs podem acompanhar toda a ação pela TV aberta na Band, que exibe as classificações e as corridas. Na TV fechada, o canal BandSports transmite todas as sessões, incluindo treinos livres, classificação e corridas. Para quem prefere o streaming, as transmissões estão disponíveis no BandPlay e no serviço oficial por assinatura, F1 TV.
Novatos em Ação no Treino Livre do México
O Grande Prêmio do México será palco para a participação de diversos pilotos novatos na primeira sessão de treinos livres (FP1). O Autódromo Hermanos Rodríguez é um local popular para essas estreias, pois a pista é bem conhecida pelas equipes, tradicionalmente está empoeirada no início do fim de semana (o que minimiza a desvantagem para o piloto titular) e não há corrida Sprint, permitindo mais tempo de preparação. Além disso, a Fórmula 2 está em uma longa pausa.
Quatro equipes utilizarão pilotos reservas no FP1:
-
McLaren: O mexicano Pato O’Ward assumirá o carro de Lando Norris.
-
Ferrari: Antonio Fuoco, vencedor de Le Mans, fará sua estreia em um fim de semana de GP no lugar de Lewis Hamilton.
-
Red Bull: Arvid Lindblad, de 18 anos, ganhará mais experiência no carro de Max Verstappen.
-
Mercedes: O dinamarquês Frederik Vesti participará de sua quarta sessão de treino livre, desta vez no lugar de George Russell.
Análise do GP do México: Vantagem para a Red Bull?
O Autódromo Hermanos Rodríguez é um desafio único devido às suas ondulações, ao ar rarefeito da altitude e à sua reta principal extremamente longa. Apesar das retas, as equipes utilizam níveis altos de downforce (pressão aerodinâmica), pois a altitude diminui a resistência do ar, tornando as asas maiores menos penalizadoras.
Historicamente, a Red Bull se destaca nessas condições. O modelo RB21 é um dos poucos carros que consegue gerar downforce estável mesmo com alturas de chassi mais elevadas, necessárias para lidar com as ondulações da pista. Em contraste, as curvas rápidas, onde o MCL39 da McLaren brilha, são escassas no México. A Ferrari, com sua nova filosofia de design no SF-25 que favorece alturas mais baixas, pode enfrentar dificuldades nas ondulações.
A Pirelli trará os pneus C1 (duro), C3 (médio) e C4 (macio). O objetivo é incentivar duas paradas nos boxes, mas a melhoria na gestão térmica dos pneus de 2025 pode anular essa estratégia. Em Austin, o pneu duro foi muito lento, levando a maioria a uma estratégia de uma parada (médio-macio). Se o pneu duro for novamente lento no México, podemos esperar um “festival” de gerenciamento de pneus médios e macios.
A Batalha Segue em Interlagos
Após o México, a F1 segue para São Paulo. Interlagos oferece uma mistura desafiadora: primeiro e terceiro setores de alta velocidade e um miolo travado no segundo setor. Isso exige um compromisso na configuração do carro, similar ao de Spa. Para a corrida no Brasil, a Pirelli trará a combinação C2, C3 e C4. Em condições de pista seca, a expectativa é que a McLaren, forte em pistas de alto downforce, tenha a vantagem.